5ª edição do mais importante concurso de queijos artesanais do Brasil ocorre em Santa Catarina

Evento que ocorre de quarta a domingo (22) espera mais de 600 queijos vindos de todas as regiões do país

Florianópolis será a primeira cidade fora de São Paulo a receber o Prêmio Queijo Brasil, o mais importante concurso de queijos artesanais do país. A capital catarinense vai abraçar a 5ª edição do evento gastronômico entre quarta-feira e domingo (22), no auditório da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), localizada no Centro, além do Multi Open Shopping, no Sul da Ilha. O Prêmio Queijo Brasil terá feira de produtores para contato direto com quem produz os queijos, concurso, seminário, rodada de negócios, feira de queijos e cervejas com ingressos limitados, conversa aberta e apresentações culturais.
O grande diferencial do Prêmio Queijo Brasil, além da divulgação, é a evolução do produto e do produtor brasileiro. Por isso, é um dos poucos concursos do mundo onde todos os produtores participantes recebem avaliações de seus queijos com comentários feitos pelos jurados. No ano passado, Santa Catarina levou o Ouro em três estilos de queijos, sendo eles: queijo de ovelha maturado 6 meses, kochkäse e parmesão.
Para o concurso 2019, a organização espera cerca de 600 queijos de diversas regiões do Brasil e de tipos variados, entre tradicionais e “inovadores”. Os queijos serão avaliados por duplas de jurados, sendo um técnico e um sensorial. Os técnicos já devem ter uma ligação com o produto mas também passarão por capacitação para reconhecerem características desejáveis e indesejáveis em cada tipo de queijo.
Todos que receberem medalha de ouro passam a concorrer ao troféu de Super-Ouro, que vai consagrar o melhor queijo artesanal nacional de 2019. Em 2018, o queijo vencedor foi o marajó de leite de búfala “tipo creme”, da Fazenda São Victor, localizada no município de Salvaterra, Ilha do Marajó, Pará.
O Prêmio Queijo Brasil é organizado pela ComerQueijo – Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro – e que realizará em parceria com o Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na sexta-feira, a partir das 9h, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), um seminário com diversos temas sobre queijo artesanal brasileiro.
O anúncio e entrega do troféu Super-Ouro e dos certificados para todos os medalhistas serão realizados durante o seminário, a partir das 15h.

Sobre o evento

O Prêmio Queijo Brasil foi idealizado após Bruno Cabral participar como jurado no World Cheese Awards, em Londres, em 2013, sendo o único representante Sul-Americano do Jurado Supremo.
A primeira edição do prêmio foi realizada em novembro de 2014 com a união de Cabral, apoio da revista “Prazeres da Mesa” e de outros apaixonados por queijos. Já na primeira edição reuniu 130 variedades do produto. Retornando em 2016 com a segunda edição, o prêmio teve 234 queijos inscritos.
Sempre sediado em São Paulo, a edição de 2017 passou a ser administrada pela ComerQueijo, ano em que a associação foi criada, e contou com 409 queijos inscritos. Também neste ano, foi introduzido por Daniel Strongin e Michelle Carvalho o método de avaliação por duplas de jurados que é usado até hoje. Já em 2018, o evento contou com 24 jurados nacionais e 479 queijos foram avaliados.

O evento cresceu 250% em participações durante as quatro edições já realizadas e tomou uma dimensão inimaginável. Sabendo da importância do queijo artesanal para a agricultura nacional, foi decidido que o prêmio Queijo Brasil literalmente visitaria o país defendendo e divulgando o queijo brasileiro.

SERVIÇO

O quê: 5º Prêmio Queijo Brasil
Quando: de 18 a 22 de setembro de 2019
Onde: Alesc (Palácio Barriga Verde, rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis) e Multi Open Shopping (rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.339, Rio Tavares, Florianópolis)
Quanto: gratuito

O quê: seminário
Quando: 20 de setembro, a partir das 9h
Onde: Auditório da Alesc, Palácio Barriga Verde, rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito

O quê: Festival de Queijos e Cervejas
Quando: 21 e 22 de setembro, das 11h às 22h
Onde: Multi Open Shopping, rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.339, Rio Tavares, Florianópolis

O quê: Rodada de Negócios
Quando: 21 de setembro, das 13h às 15h
Onde: Auditório da Alesc, Palácio Barriga Verde, rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito
  

RELACIONADAS

NOTÍCIAS