jun 13, 2018 | Sem categoria | 0 Comentários

Conheça os vencedores catarinenses do Comida Di Buteco 2018

Dezesseis estabelecimentos concorreram ao prêmio de melhor buteco da cidade

A noite desta última segunda-feira (11) foi de festa em Florianópolis, durante a premiação do Comida di Buteco 2018. O concurso, que começou em abril, tem como missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. Foi a estreia da capital catarinense no concurso que já está na 19ª edição.

O primeiro lugar ficou com o Tonho Boteco, localizado em Santo Antônio de Lisboa, com o petisco Coxinha de Costela. O Canto do Trio, no Santa Mônica, garantiu o segundo lugar com o bolinho de feijoada. Quem venceu o terceiro lugar foi o Armazém do Córrego e o petisco participante são as Bruschettas do Armazém. Além do pódio do Comida di Buteco, também foi eleito o vencedor do Troféu Dona Benta. O Canto do Noel, localizado no Centro, foi o vencedor com o Bolinho de Linguiça.

Participaram do concurso o Armazém do Córrego, Bar do Bidu, Books & Beers, Boteco VaiQuemQuer , Box 32, Canto do Noel, Canto do Trio, Centro Social da Cerveja, Coisas de Maria João, Gambarzeira, Gato Mamado Bar, Mercearia Ori, Restaurante do Moca, Sufoco’s Bar, Toca do Paru, Tonho Boteco, X Kebab e Zeca Bar e Restaurante.

Em todo o Brasil são quase 600 botecos participantes, presentes em 21 cidades das 5 regiões brasileiras. O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos botecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso mas,  um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil.

Sua força transformadora

Ele é o primeiro concurso do gênero e desde 2016, se tornou uma Eleição Nacional, com a participação de público e jurados. Em 2017 o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas visitando os botecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor:

·      520 mil votos

·      6 mil empregos gerados

·      R$ 70 MM em mídia espontânea

·      R$ 140 MM de impacto na cadeia de valor, da indústria ao consumidor

Sua mecânica

Elege-se o Melhor Buteco da cidade! Na primeira etapa, em cada uma das cidades,  os botecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando  4 categorias ( petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da sua cidade e dois de outras cidades ). Elege-se aí o MELHOR  BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

RELACIONADAS

NOTÍCIAS