set 27, 2017 | Sem categoria | 0 Comentários

Espaço Ubuntu ressalta a diversidade na Casacor SC 2017

Com nome inspirado pela expressão africana “eu sou porque nós somos”, ambiente mescla elementos rústicos e naturais

A desconstrução do preconceito estético e social é uma das bandeiras que inspira Fábio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar e Tauan Zanetta, profissionais responsáveis pelo Espaço Ubuntu na Casacor Santa Catarina 2017. Muito mais do que uma área de circulação e lavabo, o ambiente ressalta a importância das diferentes etnias, crenças, alterações genéticas e orientações sexuais. Tudo isso com 38 retratos de pessoas com características próprias e únicas que formam uma galeria de fotos na circulação. O projeto foi feito para que não haja distinção de gênero no lavabo, tudo isso com elementos rústicos e naturais.

Com 35 m2, o local traz elementos que impactam o visitante e servem como incentivo à reflexão sobre o tema proposto no nome. Quem visita a Casacor SC vê pedras naturais de basalto cor ferrugem, madeiras já existentes na construção, porcelanatos que remetem ao sisal e grafismos africanos, além de telas com retratos de pessoas. Luminárias pendentes de filamentos de carbono, árvores fixadas no teto e um jardim vertical complementam o projeto.

“O layout do lavabo foi desenvolvido com o propósito de locar os lavatórios separadamente das cabines sanitárias, as quais não possuem distinção de gênero sexual. Essas características propiciam praticidade e funcionalidade ao ambiente”, definem, juntos, os Arquitetos Fábio Vitorino e Leandro Sumar.

Foram 15 luminárias pendentes com filamentos de carbono, sendo espaçadas em meio às árvores fixadas no teto. Os itens compõem um cenário harmônico que, mesclados aos cliques do fotógrafo Victor Hugo Silva, trazem conteúdo para o Espaço Ubuntu. Os retratos foram feitos exclusivamente para exposição na Casacor SC e mostram, por meio do olhar do autor, a grandiosidade que nos proporciona a diversidade.

Estréia

Os profissionais Fábio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar e Tauan Zanetta uniram suas experiências para participar da Casacor SC 2017. O arquiteto Fábio Pereira Vitorino formado há um ano, tem passagem em renomados escritórios do Brasil e hoje atua nas regiões sul e sudeste do país realizando projetos de interiores e arquitetônicos residenciais e comerciais. O arquiteto Leandro Ribeiro Sumar, com dois anos de formação, atua na área da construção civil junto de construtoras e realiza projetos de interiores e arquitetônicos, sendo comerciais e residenciais, também é responsável por um projeto social atuante na grande Florianópolis. Pela primeira vez na Casacor SC, o trio que participou da Maratona Archathon, apresenta o espaço de circulação com um lavabo funcional.

RELACIONADAS

NOTÍCIAS