Startups aceleradas pela Cervejaria Ambev participam de mais uma rodada de apresentações para investidores globais
2 de outubro de 2019
0

Green Mining e RSU Brasil desenvolveram pilotos junto com a companhia ao longo de 2018 e foram convidadas para evento na sede global da AB InBev, em Nova York

Este mês, a Green Mining e a RSU Brasil se juntaram a outras sete startups de outros países para participar do Super Demo Day, uma rodada de apresentações para investidores, organizações e associações de alto impacto, na sede da AB InBev, em Nova York. O evento acontece quase um ano após as empresas terem sido selecionadas para representar o Brasil na etapa global do programa de aceleração da Cervejaria Ambev, a Aceleradora 100+, que busca startups com soluções inovadoras para os principais problemas socioambientais da atualidade.

As nove empresas foram selecionadas pela Mashable, grupo de mídia e entretenimento focado em tecnologia e cultura digital parceiro da AB InBev, que garantiu participantes de diferentes áreas e países, formando um grupo diverso. Além das brasileiras, foram convidadas startups da Bélgica, China, EUA e México. Em comum, todas elas participaram da primeira edição da Aceleradora 100+, em 2018 e propuseram soluções para questões como logística reversa, fontes alternativas de energia limpa, agricultura sustentável, redução de emissão de CO2, entre outros. O programa selecionou 21 startups em todo mundo, entre mais de 600 inscritas. Só no Brasil, foram mais de 400 inscritas, das quais 21 foram escolhidas para o programa e três participaram da aceleração global.

Quando se inscreveu na Aceleradora 100+, a RSU Brasil tinha desenvolvido uma tecnologia limpa e de baixo custo para transformação de resíduos orgânicos descartados no processo de reciclagem em biomassa para gerar energia sem emissão de CO2. A companhia recebeu treinamentos, participou de eventos com investidores globais e nacionais e recebeu USD 100 mil. O piloto está sendo feito em parceria com a Cervejaria Ambev, e concluiu o primeiro teste em setembro deste ano em Anápolis, Goiás. Foi utilizado o volume de resíduo de uma carreta, que gerou energia suficiente para abastecer 1800 casas durante uma hora e evitou a emissão de 72 toneladas de CO2 na atmosfera.

Já a Green Mining estava começando a criar uma tecnologia para solucionar a questão da logística reversa de embalagens de vidro, usando blockchain para mapear e centralizar a coleta desses materiais. Os fundadores também participaram de treinamentos, receberam investimento e tiveram mentoria da Cervejaria Ambev. Desde que saiu do papel, o sistema de reciclagem da startup já coletou mais de 300 toneladas de vidro e deixou de emitir mais de 50 toneladas de CO2. Além disso, a Green Mining já fechou 10 parcerias e acordos nacionais e internacionais.

Além da Green Mining e da RSU Brasil, 11 startups brasileiras da primeira edição da Aceleradora 100+ continuam com projetos sendo desenvolvidos em parceria com a companhia.  “Quando a jornada é em conjunto e de maneira genuína os resultados positivos e o reconhecimento vêm naturalmente. Ter duas participantes brasileiras convidadas para participar de mais uma etapa global da Aceleradora 100+ é prova disso e nos incentiva a continuar buscando startups parceiras que compartilhem do nosso sonho de construir um mundo melhor”, comemora Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.  Até por isso, o programa de aceleração da Cervejaria Ambev abriu edital para a segunda edição. Startups interessadas podem se inscrever pelo site até 31 de outubro e a vencedora poderá receber investimento de R$ 100 mil, além da possibilidade de se apresentarem para grupos de investidores em eventos no Brasil e na sede da ONU.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Deixe uma resposta