Pular para o conteúdo
Group-_3_

Cimed é destaque em ranking de principal auditoria do varejo farmacêutico registrando sell out de R$ 603 milhões

Farmacêutica consolida sua posição de destaque no mercado, com crescimento de 585% em unidades de Carmed; região Sul apresenta o melhor desempenho.

Fábrica da Cimed em Pouso Alegre-RS. Foto: divulgação Cimed.

Florianópolis-SC, 30 de julho de 2024 – A Cimed, terceira maior farmacêutica em número de vendas, apresentou uma performance acima da média na última Close-UP — principal auditoria do varejo farmacêutico — consolidando sua posição de destaque no mercado, com crescimento em diversas categorias do portfólio, incluindo medicamentos genéricos, produtos de higiene e beleza, vitaminas e suplementos.

Os dados são promissores: a farmacêutica registrou um sell out de R$ 603 milhões, aumento de 14,4% em relação a junho de 2023, ganhando market share. Só em unidades, foram vendidas 39 milhões, registrando crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, também ganhando market share. Em relação ao mercado participativo, as vendas totalizaram R$3,6 bilhões, um aumento de 4,8% em relação a junho de 2023 e foram vendidas 190,1 milhões de unidades, um aumento de 1,4% em comparação ao ano passado.

Carmed puxou a liderança de produtos

Entre as marcas de destaque, Carmed obteve crescimento extraordinário de 585% no MAT (Moving Annual Total) – números de vendas de um produto, ao longo dos 12 meses anteriores – e 315% no YTD (Year-to-Date), período estabelecido para se referir ao espaço de tempo da análise financeira, que foi anual. Outras marcas que ganharam espaço foram Xô Inseto, com um crescimento de 71% no MAT e 85% no YTD, Lavitan com 31% no MAT e 28% no YTD, e Bebê Limpinho com crescimento significativo em ambas as métricas. “Temos um time forte dentro da Cimed, todos vestem a camisa amarela, e dentre nossas estratégias de crescimento, o alinhamento das áreas comercial e marketing tem sido essencial para o grupo”, explica João Adibe Marques, CEO do Grupo Cimed.

Em junho, a Cimed teve presença positiva em mais de 66 mil pontos de venda, com um giro médio de 586 unidades por ponto de venda e um mix de produtos de 49,2 SKUs. A marca Lavitan foi a mais presente, estando disponível em mais de 49 mil pontos de venda em todo o Brasil, que possui um total de 92 mil farmácias. “Estamos investindo continuamente em tecnologia e inovação, mantendo um rigoroso padrão de qualidade em todos os nossos processos produtivos. Além disso, a Cimed tem se destacado por sua forte presença no mercado, parcerias estratégicas e campanhas eficazes. Esse é só o começo para nosso principal objetivo, alcançar o faturamento de R$5 bilhões em 2025”, completa Adibe.

Sul tem destaque e cresce em vendas

Nos estados brasileiros, a Cimed também apresentou crescimento expressivo, sendo a região Sul a que mais gerou resultados significativos, seguido dos estados do Sudeste e Nordeste, nessa ordem. Santa Catarina registrou para a Cimed crescimento de 10,1% no MAT e 10,1% no YTD. Nos demais Estados, o Rio Grande do Sul registrou 27% no MAT e 38% no YTD e o Paraná 15,8% no MAT e 14,8% no YTD.

Sobre a CIMED

A Cimed é a 3ª maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 46 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 80 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 24 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.

Informações à imprensa

Marina Sartori | marina@koicomunicacao.com.br | (48) 99135-9402

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *