Pular para o conteúdo
Group-_3_

Sabor do inesperado consolida sucesso de Flying Fish no Sul do Brasil

Lançamento focado na Geração Z foi sucesso de awareness com sua chegada; entenda como a cerveja virou a grande aposta do Verão no Sul

O limão voador de Flying Fish preencheu o céu por meio de um show de drones. Foto: divulgação Flying Fish

A chegada da Flying Fish, a nova cerveja saborizada da Ambev, ao Sul se revelou um sucesso na geração de impacto e engajamento, mas não foi fruto do acaso. Por trás de eventos lotados e uma presença física e digital marcante, houve um planejamento minucioso e estratégico desenhado para garantir que cada passo do lançamento maximizasse a experimentação e a conexão com os jovens adultos, público-alvo do lançamento.

Polo crucial para a observação de tendências de consumo, os três estados do Sul foram escolhidos como o local de lançamento. Trazida pela Ambev da África do Sul, seu objetivo era claro: surpreender o mercado e engajar o público jovem adulto. A marca tinha como missão apresentar seu diferencial utilizando uma estratégia de marketing completa, focada em gerar experimentação e awareness em massa. A ideia central era comunicar o “sabor do inesperado” e consolidar o produto no mercado.

Presença on, off e alinhamento com novos nichos

O plano de ação integrou eventos de alto impacto, ativações de rua e uma campanha digital robusta, garantindo que o produto estivesse no centro da conversa. A estratégia se alinhava à visão Beyond Beer da Ambev, que busca diferentes nichos e produtos que ofereçam novas experiências aos consumidores. A escolha de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi estratégica por serem praças com forte interesse em inovações.

O ponto alto da fase de lançamento foram as festas simultâneas, um movimento de grande escala com o +55 Bar, em Curitiba, o Boske, em Porto Alegre, e o P12 Jurerê, em Florianópolis, que foram verdadeiras vitrines do estilo de vida da marca. As festas não se limitaram à degustação, funcionaram como plataformas de experiência, com ativações como shows de drones, personalização de jaquetas e maquiagem artística, criando um cenário imersivo. A escalação de atrações como MAKE, MC Davi, DJ Topo, Hitmaker, Dubdogz e Kevin O Chris garantiu que a música também estivesse alinhada com o público presente.

Como destaca Thais Soares, diretora de Marketing da Ambev, a estratégia foi, de fato, 360°, “Flying Fish é uma marca que chama para a descoberta e a participação. É o sabor do inesperado, com um toque inédito que só provando para entender. Tratou-se de um lançamento grandioso nos três estados, com diversas ativações e nas festas mais disputadas do Sul para viver experiências inesperadas. Fomos vistos não somente entre o público mais jovem, mas também despertamos a curiosidade em todas as faixas etárias”.

Flying Truck foi “teaser” de ativações em eventos e festivais

Antes mesmo dos eventos de lançamento, Flying Fish teve uma distribuição itinerante com o uso de dois “Flying Trucks”. Eles foram o coração da estratégia de sampling, com distribuição de amostras do produto, e engajamento do consumidor. Com um cronograma semanal intenso, os times atuaram em diversos pontos de contato: desde pontos de venda tradicionais e supermercados até praças públicas e grandes festivais, como Rap in Cena (Londrina), Arca (Curitiba) e Tropicadelia (Londrina). 

“Essa tática de presença democrática foi vital para apresentar o produto e permitir que o público tivesse um primeiro contato com a cerveja”, avalia Thais. “O tom de ineditismo em eventos de música populares nessas cidades demonstrou que a Flying Fish era uma marca conectada com o ambiente da Geração Z”, completa.

Mais de 113 milhões de impactos em TikTok, Instagram e YouTube

No ambiente digital, a estratégia foi desenhada para maximizar o alcance e a frequência no público jovem. A campanha de mídia paga concentrou-se nos canais de maior impacto para essa demografia: TikTok, Instagram e YouTube. A comunicação foi dividida em duas frentes: materiais visuais de alto impacto e conteúdos desenvolvidos em parceria com influenciadores.

“Para construir a credibilidade e o engajamento orgânico, a marca utilizou um modelo de parceria misto de influenciadores, garantindo tanto o alcance massivo quanto a autenticidade regional. Os resultados dessa performance digital foram impressionantes: a campanha gerou mais de 113 milhões de impactos”, detalha Thais. A taxa de visualização completa de vídeo, uma métrica importante de qualidade de entrega, atingiu 15,4%, superando em 98% a projeção inicial da campanha.

“A análise de sentimento da campanha foi extremamente positiva, indicando 92% de percepção favorável junto ao público”, complementa Thais. “No fim, entregamos com eficácia a notoriedade de uma opção mais leve e refrescante que rompeu a barreira do amargor. Com a Flying Fish no Sul,  estabelecemos um padrão de excelência em lançamentos de cerveja no Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *