As organizações poderão se inscrever até 17/02 na segunda edição do VOA, programa para ONGs, focado em capacitação em gestão e mentoria com funcionários voluntários
O VOA, programa criado pela Cervejaria Ambev para ajudar ONGs a administrarem melhor seus processos, orçamentos e também a gerenciar pessoas e carreiras, abre hoje (17) o edital para a inscrição na edição desse ano. A companhia irá selecionar mais 50 organizações de todo o País para receberem mentoria dos funcionários da cervejaria, que se voluntariam para contribuir com conhecimentos sobre sua área de especialidade. As ONGs selecionadas serão divulgadas no final do mês de março. No total, o programa espera impactar cerca de 200 organizações ao longo de 2019, considerando o acompanhamento das ONGs de 2018 e as novas que serão selecionadas.
Em 2018, em sua primeira edição, a procura foi grande, com mais de 2 mil organizações interessadas pelo programa. Com isso, a cervejaria decidiu por ampliá-lo, selecionando ao total 185 ONGs no Brasil. O programa está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 4, 8 e 17 da ONU, que buscam um mundo mais inclusivo e sustentável.
A companhia compartilhou um total de 12 mil horas de trabalho voluntário com as ONGs participantes do VOA 2018, com participação ativa de quase 200 funcionários voluntários, incluindo o presidente Bernardo Paiva, que se voluntariaram para doar tempo e conhecimento para as organizações sociais que participaram do programa.
Durante cerca de seis meses, as ONGs participaram de aulas sobre gestão de orçamento, gerenciamento de projetos, elaboração de metas, planos de carreira e, ao final, elaboraram um projeto de conclusão. Isso as ajudou a impactarem socialmente cerca de 2 milhões de pessoas.
“Estamos muito felizes em dar continuidade a um projeto tão importante para nossa companhia, e que contribui com o nosso sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Apesar das diferenças que existem entre o mundo corporativo e as entidades de cunho social, entendemos que existem métodos de gestão que podem ser aplicados para as duas realidades, e por isso decidimos compartilhá-los”, afirma Richard Lee, gerente de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.
Ao longo de 2018, a dedicação dos funcionários ao VOA foi equivalente a cerca de R$ 12 milhões em consultoria, considerando a remuneração média de um consultor no mercado.
“Nossa expectativa para 2019 é continuar contribuindo com o desenvolvimento do terceiro setor no Brasil e ampliar seu impacto positivo na sociedade, considerando que a atuação das ONGs é de extrema importância para a construção de um país melhor e mais solidário”, completa Lee.
Para participar, a ONG deve se inscrever pelo site www.programavoa.prosas.com.br até o dia 17/02. No final de março, serão anunciadas as escolhidas.
Sobre a Cervejaria Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.