Pular para o conteúdo
Group-_3_

Ambev oferece 2 mil bolsas de estudo para formação de mulheres no universo cervejeiro

Iniciativa segue o propósito de fortalecer a categoria, empoderando a participação feminina no setor por meio de conhecimento, especialização e oportunidades

Pelo terceiro ano consecutivo, a Ambev abre suas portas para o maior curso do segmento cervejeiro exclusivo para mulheres: o CervejeiraSouEu. Serão 2 mil vagas com inscrição e participação 100% gratuitas, para mulheres cis e trans de qualquer região do país. Um curso introdutório oferecido pela Academia da Cerveja, da Ambev, sobre o universo da cerveja e as áreas de atuação profissional que ele possibilita.

Online e gratuito, o CervejeiraSouEu é desenvolvido e ministrado por um time de mulheres Especialistas, Sommelières e Cervejeiras, com aulas ao vivo e divididas em quatro módulos. O conteúdo passa por temas desde a origem e importância da bebida na evolução da civilização, as etapas da sua produção – das matérias-primas até a garrafa – conhecendo os cuidados durante a sua fabricação, o papel de cada ingrediente, até os estilos e possíveis harmonizações. Ao final, as alunas recebem um certificado de conclusão.

O nome do curso se deu como uma provocação ao uso do termo ‘cervejeira’, comumente relacionado ao eletrodoméstico. Em 2021, quando o CervejeiraSouEu foi lançado, a Ambev fez uma campanha para a ressignificação e reconhecimento das profissionais que atuam no mercado cervejeiro. Como ponto de partida, o Empório da Cerveja, plataforma de e-commerce da companhia, alterou o nome do produto para ‘geladeira de cerveja’.

“Quando criamos o CervejeiraSouEu, sabíamos do potencial impacto que ele poderia causar, mas não imaginávamos que a procura seria tão grande. Nas duas primeiras edições, quase mil mulheres participaram das nossas aulas e outras duas mil ficaram em lista de espera. Para este ano, trouxemos um número ainda maior de vagas para que mais mulheres possam ter acesso a esse conteúdo. É gratificante saber que estamos empoderando mulheres para ocupar espaço dentro do mercado cervejeiro que só tem a ganhar com esse aumento da diversidade de profissionais e amantes da bebida”, destaca Laura Aguiar, Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira, sommelière e mestre-cervejeira da Ambev.

Para participar do CervejeiraSouEu 2023, basta acessar o site da Academia da Cerveja e concluir o cadastro para uma das turmas: turma 1 (de 27 a 30/3) ou turma 2 (de 3 a 6/4). Com ambiente inclusivo e 100% seguro para aprender sobre cerveja, sem tabus, o curso é válido para mulheres cis e trans, maiores de 18 anos, de qualquer região do país. Depois da conclusão do curso, a Academia da Cerveja ainda vai oferecer uma bolsa de sommelieria – curso profissionalizante de longa duração – para uma das alunas do CervejeiraSouEu deste ano.

Uma caminhada pela equidade de gênero

Uma das frentes de atuação em diversidade na Ambev é trabalhar ativamente para combater o machismo e a objetificação da mulher no universo cervejeiro e o CervejeiraSouEu, por exemplo, faz parte dessa jornada pela equidade de gênero. Em 2020, a Ambev formou sua primeira equipe de brassagemformada por um time 100% feminino, na cervejaria de Ipapissuma/PE, dando um importante passo em relação à equidade de gênero dentro das cervejarias. 

Em 2022, a Ambev convocou um time de mulheres para criação de uma cerveja especial no Dia Internacional da Mulher: a cerveja Desrotuladas. Desenvolvida exclusivamente pelo time de mulheres – desde as áreas de suprimentos, jurídico, design até o processo de brassagem e envase – a Desrotuladas teve todo o seu lucro revertido e destinado à ONG Cruzando Histórias, que apoia mulheres na busca pela recolocação no mercado de trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *