Criada de forma colaborativa, cerveja Sankofa celebra ancestralidade africana 

Já disponível para venda, todo o lucro será revertido para a ONG Abraço Campeão

Não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”. Esse provérbio ganês é uma das origens da palavra Sankofa, que dá nome à cerveja criada pelo BOCK, grupo de afinidade dos funcionários da Ambev, responsável por fomentar discussões e ações práticas voltadas para questões étnico-raciais, em conjunto com a cervejaria IMPLICANTES.

“Criada de forma colaborativa no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), esse projeto foi muito importante para todos, pois tivemos pessoas pretas liderando as ações de suas áreas. Foi lindo demais sentir que cada pessoa teve o sentimento de dono e tomou o projeto para si. Todos sempre com brilho nos olhos e paixão! O resultado é uma cerveja feita com muito amor, ancestralidade e transformação”, explica Charleston Agrícola, mestre-cervejeiro da Ambev.

A Sankofa nasceu para celebrar a luta antirracista e trazer a ancestralidade africana para o foco e já está disponível para compra em todo Brasil. Seu aroma é um leve caramelo com um toque frutado. De corpo leve e refrescante e amargor moderado, sua produção contou com a atuação de pessoas pretas em cada etapa de seu processo de formulação, desde a concepção até a produção.

“Sakofa é potência, é sobre voltar e pegar o que se perdeu, pois é conhecendo o passado que podemos desenvolver um futuro melhor. Ela é o resultado do trabalho de um time incrível”, comenta Rozilene Sá, mestre-cervejeira da Ambev e integrante do BOCK, e quem liderou as ações da criação da nova cerveja.

Fundada pelos irmãos Diego e Daniel Dias a partir do interesse dos dois por cerveja artesanal e da pouca representatividade negra no setor, a IMPLICANTES age com ações práticas na promoção de iniciativas de auxílio e fortalecimento de populações negras. “Sankofa é o primeiro projeto da IMPLICANTES com a Ambev e ela abre caminhos para que nosso povo ande junto e represente o mercado cervejeiro conosco”, conta Diego Dias.

A Sankofa está disponível para venda no Empório da Cerveja e todo o lucro será revertido para a ONG Abraço Campeão, que desenvolve o potencial dos jovens da comunidade do Complexo do Alemão por meio de artes marciais, educação e desenvolvimento pessoal, para que sejam protagonistas da sua história e autores do seu próprio futuro. 

Ficha técnica:
Nome: Sankofa
Estilo: International Dark Lager
Teor Alcoólico: 4,7%
IBU: 15
Característica: Cerveja de Cor Marrom, Espuma bege. Excelente formação de Espuma e persistente.

RELACIONADAS

NOTÍCIAS

Movimento liderado por atletas da Seleção e Guaraná Antarctica facilita inclusão de jogadoras brasileiras nos games

Com o apoio de craques de diversos times espalhados pelo Brasil, movimento #BotaElasNoJogo cresce e ganha plataforma para ajudar a resolver impasses das empresas de jogos eletrônicos Você, com certeza, já jogou no seu videogame com um atleta famoso de futebol. Agora,...

ler mais