Um terço dos colaboradores que utilizam o benefício são homens, que aproveitam da estrutura oferecida pela empresa para promover o bem-estar de seus filhos e famílias

Alejandro Corradi, gerente de planejamento da Natura, durante aniversário celebrado no berçário com a família – Foto: Divulgação/Natura
O Bem Estar Bem e o desenvolvimento integral dos colaboradores são pilares essenciais da cultura da Natura, que tem investido continuamente em benefícios voltados à parentalidade ativa. As iniciativas visam oferecer suporte prático e emocional a mães, pais e tutores nas diferentes fases da criação dos filhos, promovendo uma cultura mais empática, inclusiva e comprometida com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Um dos principais benefícios oferecidos pela empresa é o berçário corporativo, que atende 183 colaboradores, sendo que 31% deles são homens. O berçário foi implementado em 1990 e, desde a sua extensão para os homens, em 2019, a proporção de pais que utilizam o serviço tem se mantido constante, refletindo o compromisso da Natura com a equidade de gênero e o incentivo à participação ativa dos homens na criação dos filhos.
O berçário é gratuito e está disponível para colaboradores que têm filhos e atuam nos sites de Cajamar e Nasp, de maneira universal e sem distinções. Para Alejandro Corradi, 38 anos, gerente de Planejamento, que utilizou o benefício com seus três filhos, a iniciativa foi decisiva. “Trabalhar em uma empresa que oferece benefícios voltados à parentalidade fez toda a diferença na minha jornada pessoal e profissional. Como pai de três filhos, poder contar com políticas de flexibilidade, apoio emocional e licença parental ampliada me permitiu estar presente nos momentos mais importantes da vida deles. Ao longo desses mais de doze anos, cresci como profissional e, principalmente, como pai.”
A Natura também promove ações internas de conscientização sobre os diferentes formatos familiares e incentiva a desconstrução de estereótipos relacionados à maternidade e paternidade. Essas iniciativas reforçam o compromisso da empresa com a construção de um ambiente corporativo mais justo, humano e conectado às transformações da sociedade.
“A cultura regenerativa da Natura também se expressa no cuidado com as famílias de nossas pessoas colaboradoras. Ao acolher as crianças de profissionais da nossa empresa, sem distinção de gênero, o berçário se fortalece como uma oportunidade única para estreitar laços parentais. Ele é muito mais do que um benefício: é um mecanismo potente para ampliar o desenvolvimento humano e estender o Bem Estar Bem a toda a rede de afeto. Assim, buscamos que cada indivíduo, desde cedo, possa desenvolver sua melhor versão com segurança, autoestima, saúde e muito amor. A adesão crescente dos pais reforça a importância de criarmos, como empresa e sociedade, espaços que favoreçam o fortalecimento desse vínculo tão único desde a primeira infância.”, afirma Paula Benevides, VP de Pessoas, Cultura e Organização na Natura.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram