Pular para o conteúdo
Group-_3_

Em nova edição, Natura Innovation Challenge convida startups a criarem soluções para compensação de carbono

Em seu terceiro ano, desafio do programa Natura Startups busca soluções disruptivas para um dos maiores desafios globais da atualidade: a descarbonização das economias. Cinco startups globais serão selecionadas. 

Florianópolis, 21 de março de 2024 – A Natura, que esteve presente na programação oficial do festival South by Southwest (SXSW) deste ano com o painel “Bioeconomia: Prosperando na Floresta Amazônica”, lançou durante o festival de Austin a terceira edição do Natura Innovation Challenge. Este ano, o Natura Startups, programa de aceleração de startups da marca, enfatiza o compromisso da empresa com negócios regenerativos e a busca por soluções inovadoras tendo como temática central a compensação de carbono.

O Natura Innovation Challenge 2024 selecionará até cinco startups do mercado global, incluindo países da América Latina, Estados Unidos e Europa. As inscrições, que já estão abertas, são seguidas de um processo seletivo que inclui etapas de análise e seleção, apresentação de pitch, diagnóstico das startups, prova de conceito para definir a viabilidade das soluções, mentoria individual e coletiva, além de acompanhamento ao longo do programa. Ao final, as startups terão a oportunidade de apresentar seus resultados em um evento de Demoday.

“Queremos construir, junto das startups, soluções inovadoras para o desenvolvimento de projetos de carbono, prioritariamente a partir da atuação com comunidades agroextrativistas na Amazônia, gerando negócios regenerativos com impacto social e ambiental”, afirma Maria Eduarda Sá Cavalcanti, diretora de Novos Negócios e Open Innovation da Natura &Co América Latina.

Esta é a terceira edição do desafio. Em 2019, o Natura Innovation Challenge – Zero Waste Packaging buscou encontrar soluções globais e inovadoras para combater a geração de resíduos e a poluição por plástico. Na ocasião, a iniciativa reuniu empreendedores de perfis variados, como startups, pesquisadores, universidades e empresas de 35 países. Foram analisadas mais de 570 soluções com potencial de repensar embalagens, modelos logísticos e de negócios, tendo como propósito eliminar resíduos. Por seu alcance global, o desafio se tornou o maior chamado de inovação aberta da história da Natura. Duas das três startups aceleradas, evoluíram para o co-desenvolvimento de soluções com a companhia, a partir de provas de conceito realizadas. 

Já em 2022, o tema da edição foi Bem-Estar. A proposta foi encontrar startups em estágio inicial que atuassem no segmento de bem-estar e saúde mental para mulheres. O programa acelerou três startups brasileiras do setor, ajudando empreendedores a lançarem suas empresas. 

Regeneração no SXSW

A Natura marcou presença na programação oficial do SXSW 2024 com o painel “Bioeconomia: Prosperando na Floresta Amazônica”. Nele, importantes vozes globais, como Txai Suruí, líder indígena e ativista brasileira, e Colette Pichon Battle, advogada americana e ativista pela justiça climática, discutiram a importância de impulsionar uma economia regenerativa na Amazônia, capaz de gerar conservação e prosperidade para os povos locais. A conversa foi mediada por Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina.

As inscrições podem ser feitas no site Natura Innovation Challenge.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Informações para imprensa:

Koi Comunicação – natura@koicomunicacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *