Gravada na Bolívia, campanha traduz o sentimento de autocuidado e reflexão
Refletir o próprio olhar para o mundo, cuidando do ambiente ao seu redor e de si mesmo: essa é a proposta da nova coleção Reflexos, da Karsten, que inspira o consumidor a voltar a atenção para o autocuidado. Seguindo o novo posicionamento da marca, “Casa renovada, casa com você”, a campanha evoca os sentimentos de reflexão sobre a economia do bem-estar, onde cômodos acolhedores e reconfortantes inspiram a priorizar a si mesmo.
Espelho natural para refletir a si mesmo
A campanha foi inteiramente produzida no Salar de Uyuni, na Bolívia, um deslumbrante deserto de sal a mais de 3.700 metros de altitude que se transforma em um espelho natural, ambientando as peças estrelas da coleção em um cenário que beira o mundo dos sonhos. “A escolha do cenário foi estratégica para trazer essa ideia de reflexo” conta Joana Campestrini Fuchs, gerente de marketing da Karsten, “foram três meses de planejamento para executarmos tudo em um único dia, e o resultado foi recompensador: conseguimos transmitir toda a essência e inspiração da coleção”. Os cliques da campanha na maravilha natural de mais de 10 mil km² ficaram sob responsabilidade de Andres McLean, um dos mais conhecidos fotógrafos bolivianos, especialmente por seus trabalhos para a National Geographic.
A coleção evoca quatro sensações em mini-temas: Ressoar, onde é dada uma luz sutil aos detalhes, convergindo rotina em cuidado, ressoando tons e texturas, sensações e emoções; Fluir, onde a água cria linhas e contornos, refletindo com profundidade os momentos onde a tranquilidade e a leveza imperam; Ecoar, quando o tom de um sussurro reflete no infinito e encontra a força de volta às origens, ecoando a natureza em formas orgânicas, singulares e serenas; e Radiar, onde a energia transforma com delicadeza os espaços, com cores quentes e aconchegantes que irradiam a beleza dos encontros.
Foram levadas para a Bolívia os quatro subtemas da coleção, que serão conectados no ponto de venda com as mídias digitais da empresa. “O destaque da cama Betina, por exemplo, teve toda a sua cromática pensada para representar o próprio Salar de Uyuni. Além da inspiração na beleza natural, também priorizamos a série histórica de sucessos de venda para fazermos apostas assertivas, conectando essas peças com outras linhas de produto, como banho, por exemplo, para complementar o ambiente”, conta Joana, relatando que essa produção no deserto de sal representou a integração de toda a equipe, envolvendo produto, marketing, comunicação e inteligência de mercado.
Tecnologia e sensibilidade prezando o conforto das sensações
Unindo a essência sensorial de seus consumidores com o DNA de tecnologia da empresa, a nova coleção reflete a persona Karsten, seus desejos e escolhas diárias. “Nossa consumidora gosta de praticidade e de peças que podem se coordenar facilmente. Estamos chancelando a troca das nossas bases de fio, com nova matéria-prima, resultando em tecnologias como Toque Supremo, Toque Soft 200 e Toque 160”, declara Ana Paula Moreira, coordenadora de produto da empresa, “unimos essa tecnologia ao know-how de se construir uma toalha, pois é necessário realizar a escolha certa desde a matéria-prima, até a própria fabricação da peça”.
A empresa trouxe novas técnicas de estamparia para trazer a sensação de maquinetados e jacquards, tom sobre tom para evocar o fio tinto, brincando com a construção do fio para criar um valor visual interessante e trazer mais praticidade no dia a dia. A cama Céline, capa do catálogo, é a grande aposta com itens que podem ser coordenados de diferentes formas para transformar o ambiente. “Esse lançamento está sendo um marco de conexão das pessoas com a campanha, pois ela continua a história contada no filme, onde o cliente navega cada episódio em micro-temas, contando essa história de construção da coleção como um todo, e não somente o produto”, completa Ana.
Espaço que materializa a identidade Karsten
Para ambientar todas as sensações da nova coleção, a Karsten criou na Villa Vérico, em São Paulo, seu showroom proprietário. Em um espaço de quase 1 mil m² localizado na Vila Olímpia, a gigante têxtil criou ambientações diferentes para sua marca principal, além da italiana Trussardi. “O relacionamento que construímos olho no olho, em que o cliente conhece todos os envolvidos nesse projeto, tem um grande valor para a geração de novos negócios, e essa experiência surpreende os clientes a cada ano. Tivemos um cliente, por exemplo, que viajou 400km até o aeroporto mais próximo para poder visitar o nosso showroom”, comenta Hércules Farias, gerente nacional de vendas da Karsten. De Norte a Sul do país, mais de 170 clientes e 500 lojistas passaram pelo espaço em quatro dias. Para os visitantes, uma surpresa especial: a escritora Marina Hadlich, de Florianópolis, compondo poemas personalizados, refletindo uma palavra dada por cada pessoa.
Esse é o quinto ano consecutivo que a empresa realiza o evento, resgatando uma tradição. Conforme celebra Alvin Rauh Neto, diretor comercial da marca, a experiência física do toque Karsten é percebida no contato próximo com o produto e com aqueles que atuam nos bastidores da coleção. “Depois de um período de transição, retomamos esse evento que sempre foi um sucesso no calendário da empresa, pois é uma forma única de relacionamento, onde o cliente consegue conhecer o nosso produto e o nosso DNA”. O foco, conforme o diretor, está na consolidação da marca, que avança também nos canais digitais, em uma comunicação 360° que envolve e-commerce, redes sociais, lojas físicas, multimarcas e mídia OOH, melhorando o conteúdo digital e criando plataformas para mensurar o sucesso de cada produto com inteligência de mercado.
Servindo de termômetro para a coleção, a arrancada principal das vendas da coleção ocorre durante esse período. “Estamos otimistas para o segundo semestre, estamos felizes com nossas marcas, Karsten e Trussardi, estamos avançando no mercado, e é um fruto do nosso reposicionamento”, comemora Alvin, “percebemos essa evolução, aumento de desejo e o trabalho que estamos realizando na área de trade marketing e comunicação está avançando”. Além do showroom em São Paulo, a companhia também realiza em janeiro outra edição em Blumenau, trazendo lojistas para conhecerem o parque fabril, além do portfólio de produtos das marcas.
Experiência do toque físico para o online
Durante o evento, não foram somente representantes e lojistas que passaram pela Villa Vérico, as influenciadoras digitais Taciele Alcolea (@tacielealcolea); Fernanda Tumas (@fetumas); Fabi Santina (@fabisantina); Marisa Santina (@marisasantina), Victória Rocha (@viihrocha); Karine Peres (@karineperes); Danielle Ricci (@danni.ricci); Joice Mesquita (@casa.da.joice) e Marta Freitas (@acasadaclaraboia) visitaram o showroom onde participaram de um coquetel e tiveram um preview exclusivo da nova coleção para suas redes sociais em parceria com a Karsten.
Sobre a Karsten
Considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil, a Karsten foi fundada em Blumenau no ano de 1882. Impulsionada pela renovação, transformação e inovação, a marca pioneira traz o que há de mais moderno nas linhas de cama, mesa, banho e tecidos para decoração, com tecnologia de ponta. Está entre as companhias mais conceituadas do setor nacional e internacional, atuando em diversos canais, presente em mais de 20 países e aproximadamente 7 mil pontos de venda no Brasil, com lojas próprias em Santa Catarina e Paraná. Conta atualmente com cerca de 2300 funcionários, sendo umas das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, conquistando o selo GPTW por sete anos consecutivos. Genuinamente catarinense, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, atrelando tradição e inovação à qualidade de vida por meio de seus produtos, que podem ser encontrados nas lojas físicas ou pelo site www.karsten.com.br.