Pular para o conteúdo
Group-_3_

Natura lança fundo Natura Ventures em parceria com a VOX Capital

Mirando ampliação de impacto positivo e regeneração, fundo tem como objetivo acelerar a estratégia de longo prazo da empresa e fortalecer a relação da marca com startups, realizando aportes em rodadas de estágio Seed.

A Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, anuncia o lançamento de seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC) que será gerido pela VOX Capital, uma das principais gestoras de investimentos de capital de risco do país e pioneira em investimentos de impacto socioambiental.

Chamado de Natura Ventures, o fundo tem como objetivo ampliar a relação da empresa com startups no desenvolvimento de novas soluções de tecnologia e negócios, impulsionando-as para crescimento apoiado na cadeia de valor e escala da corporação. A iniciativa busca fomentar a diversidade no ecossistema de startups brasileiras e, para isso, pretende incluir em seu portfólio empresas lideradas por mulheres e pessoas negras. Além disso, visa ampliar seu alcance para além do eixo Sul-Sudeste do Brasil.

Com um capital inicial comprometido de R$ 50 milhões para os primeiros três anos, o fundo terá um portfólio composto por até 15 startups, realizando aportes entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões em rodadas de estágio Seed (capital semente). A maior parte dos investimentos terá foco no Brasil, mas há a possibilidade de investimentos internacionais, principalmente em países da América Latina e nos Estados Unidos.

“A Natura trabalha com inovação aberta há mais de 20 anos e sempre acreditamos na potência estratégica dessas parcerias em diversas frentes de nosso negócio. Este fundo representa nosso compromisso em apoiar a próxima geração de empreendedores inovadores, fornecendo o suporte estratégico para transformar ideias disruptivas em realidades de mercado”, afirma José Manuel, vice-presidente de Novos Negócios de Natura &Co América Latina.

O executivo ainda explica que os focos estarão em quatro verticais de investimento: Circularidade e Regeneração; Conexão e Experiência do Cliente; Ciclos Prósperos para as Consultoras de Beleza e suas Comunidades e Tecnologias Habilitadoras para Transformação. “Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que essas iniciativas, potencializadas pela parceria estratégica com a Natura, terão na sociedade e na economia.”, conclui.

A escolha da VOX Capital como gestora, se deve principalmente, ao alinhamento das estratégias e enfoques de impacto socioambiental positivo, bem como ao reconhecimento e experiência da gestora como pioneira nos investimentos de impacto no Brasil.

“Estamos muito entusiasmados em ser a gestora escolhida para o fundo Natura Ventures, alinhando nossa expertise em investimentos de impacto com a visão de sustentabilidade da Natura, o que torna este fundo único no mercado, tanto pela sua tese quanto por suas ambições. Acreditamos que essa colaboração permitirá o desenvolvimento de soluções inovadoras que gerarão valor não apenas econômico, mas também social e ambiental,” afirmou Livia Brando, Sócia-Diretora da Vox Capital.

Um dos maiores diferenciais do Natura Ventures é a integração com time de Inovação Aberta dedicada para geração de negócios entre as startups com a Natura, incluindo conexões com especialistas das áreas e suporte para testes de soluções e cocriações. Além disso, as empresas podem ter conexão com o ecossistema de novos negócios da Natura, como EmanaPay, braço de serviços financeiros voltados às consultoras de beleza e bem-estar.

As startups também têm a possibilidade de escalabilidade nas soluções que tenham sinergia com a cadeia de valor da Natura, que possui o maior centro de inovação e perfumaria da América Latina, sendo uma companhia com pensamento regenerativo, sustentável e inovador. Com mais de 3,5 milhões de consultoras em toda América Latina, a rede omnidigital da empresa é composta por mais de 1000 lojas físicas e franquias, além dos canais de e-commerce web e mobile.

Abaixo os detalhes das frentes de atuação do fundo Natura Ventures: 

1. Circularidade e Regeneração: busca por soluções regenerativas e novas fontes de valor que transformem sistemas e contribuam para a bioeconomia, com foco na Amazônia, além de novas tecnologias de bioativos e bioinsumos capazes de apoiar uma economia de baixo carbono; 

2. Conexão e Experiência do Cliente: com intuito de ampliar o relacionamento entre a Natura e cliente final por meio de produtos e soluções que enriqueçam as experiências de beleza e democratizam as possibilidades de vivenciar o bem estar bem; 

3. Ciclos Prósperos para as Consultoras de Beleza e suas Comunidades: para buscar soluções que impulsionam essas profissionais através de ferramentas e negócios inovadores reinventando a jornada da consultora de beleza para o futuro, além da abertura de novas avenidas de negócios e renda; 

4. Tecnologias habilitadoras para transformação: com soluções de tecnologias emergentes capazes de transformar a cadeia de valor da Natura, em linha com as demais verticais prioritárias de investimentos.

Sobre a Natura – Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram. 

Sobre a VOX Capital – A VOX Capital é pioneira na gestão de investimentos de impacto do Brasil e possui mais de R$ 1 bilhão sob gestão. A empresa está em seu terceiro fundo proprietário, Tech For Good Growth I, indo ao mercado para captar um novo fundo. Além disso, faz gestão de outros quatro fundos de Corporate Venture Capital, sendo um focado na área de saúde, com Hospital Albert Einstein, outro voltado à finanças, agricultura e govtechs com o Banco do Brasil, o terceiro focado em transição energética com a Copel e o mais recente o Natura Ventures. 

Para mais informações, entre em contato: 

Assessoria de imprensa Natura – natura@webershandwick.com Assessoria de imprensa da VOX Capital – ri@voxcapital.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *