Obra da construtora catarinense já está finalizada, com evento de lançamento aberto ao público e campeonato de surfe no dia 22 de dezembro para celebrar a conclusão projeto que deixa um legado para a cidade
No próximo domingo, 22/12, a ZAH Empreendimentos entrega à Itapema o novo Molhe do Rio dos Oliveiras, com campeonato de surfe e shows nacionais gratuitos em uma festa aberta ao público. Foto: Lizianna Garcia
O projeto do Molhe do Rio dos Oliveiras, na praia central de Itapema, legado que a ZAH Empreendimentos construiu para a cidade de Itapema, seus moradores e turistas, está em processo de finalização para entrega no próximo dia 22/12, criando um novo cartão postal no litoral catarinense. A obra, inscrita no edital com arquitetura que promove o desenvolvimento social e econômico, fortalecimento da identidade local e integração harmônica com o entorno, agora será palco não apenas de uma cerimônia de abertura, mas também de um campeonato de surfe, que celebra o ponto turístico como um novo pólo do esporte.
No dia 22, o espaço vai receber o Night Surf Festival 2024, em parceria com a Associação de Surf Amigos de Itapema (ASAI), um festival composto por esporte, música, consciência ambiental e a magia do surfe noturno. A cerimônia de abertura está marcada para as 17h30, com sessão solene e presença de autoridades municipais, realizada pela ZAH Empreendimentos para comemorar a entrega dos novos molhes. O campeonato, por sua vez, inicia pela manhã com surfistas disputando competições em diversas categorias: Open Masculino, Open Feminino, Sub-14, Gran Master, Longboard Masculino e Longboard Feminino, cada uma com 16 vagas disponíveis, onde os competidores recebem kits exclusivos para participar. Além dessas disputas, o Instituto ISBE e o projeto Our Blue Hands se unem à iniciativa para reforçar o compromisso com a preservação do meio ambiente.
Outra surpresa são os shows nacionais trazendo o reggae de Nego Joe e a ex-vocalista do Chimarruts Tati Portella, que sobem ao palco para animar o público com seu repertório especial, envolvendo toda a comunidade. À noite, o evento ganha um novo brilho com a Expression Session, apresentações de tirar o fôlego com finalistas das competições diurnas, em uma categoria na qual podem mostrar todo o seu talento além do aspecto técnico. Entre os atletas, estão confirmadas as presenças do argentino radicado no Brasil Alejo Muniz e da catarinense Valentina Zanoni, que é um dos novos talentos patrocinados pela ZAH Empreendimentos.
Sobre o projeto
A iluminação da infraestrutura foi projetada para oferecer, além de segurança no acesso ao Molhe, a prática esportiva no local mesmo durante as noites sem lua e prazer estético em equilíbrio com bem-estar, arte e sustentabilidade – pilares da ZAH – juntamente com a natureza e o surf. A ideia é facilitar, incentivar e ampliar a circulação de pessoas, sejam moradores, turistas, ao local de forma adequada a diferentes necessidades. A proposta visou o fortalecimento da identidade da região, promovendo esses pilares como base para o desenvolvimento social e econômico.
“Itapema é a nossa casa, onde a ZAH surgiu e queremos ver a cidade cada vez melhor e mais bonita”, comenta Ricardo Zanella, Diretor de Conceito e sócio-fundador da ZAH. “Nossos empreendimentos não são apenas construções, são espaços que deixam uma marca positiva na vida das pessoas e das comunidades. Temos uma preocupação com o impacto que geramos nos espaços onde construímos, e é um orgulho poder trazer o nosso DNA em um local tão importante para nosso município”, completa.
O projeto conta com uma estrutura diversa para cada um dos molhes. O primeiro deles terá o mobiliário direcionado para o surf, nesta categoria entram surfistas, que têm acesso direto às ondas partindo do local, observadores e amantes do esporte. O segundo molhe oferece estrutura para pesca, prática econômica e também cultural para muitas famílias. Em ambos os molhes serão dispostos locais de contemplação para a natureza, além de garantir a acessibilidade a todos e todas.
O paisagismo do Molhe da praia central de Itapema tem assinatura de um dos arquitetos e paisagistas mais renomados do Brasil, Guilherme Takeda, diretor da Takeda Design, especializada em projetos biofílicos com criatividade e agilidade a serviço do bem-estar, escritório em sintonia com a missão de revitalização, juntando arquitetura e natureza.
A Urbanização do Molhe Pontal Sul da Foz do Rio dos Oliveiras ZAH Empreendimentos foi viabilizada por meio do Programa “Adote uma Área Pública” (Lei Municipal 4.361/2022).
Sobre a ZAH
A ZAH Empreendimentos existe para quebrar paradigmas e criar espaços que impactam a vida positivamente em todas as formas. Para a ZAH, o luxo não está no valor, está nos valores. Por isso, três pilares sustentam todas as suas construções, desde a criação do conceito e concepção do projeto à entrega das chaves aos proprietários e investidores: arte, sustentabilidade e bem-estar.
Inspirada por todas as formas de arte, a empresa busca um olhar mais sensível sobre a vida, que é traduzido de forma única em cada um de seus empreendimentos. O propósito da ZAH é encontrar o equilíbrio entre a vida urbana contemporânea e a reintegração das pessoas com a natureza, tendo o bem-estar no centro de tudo. A natureza é uma obra de arte por si só. O papel da ZAH é construir com responsabilidade, harmonizando as demandas do mundo atual.
Por meio da construção de empreendimentos de alto valor e além do padrão, com arquitetura biofílica de alta tecnologia, a empresa prioriza o desenvolvimento sustentável e aplica essa filosofia em todos os projetos, pensando não apenas no futuro imediato, mas acima de tudo, em deixar um legado para as próximas gerações, transformando espaços de vida em obras de arte.