Esses números indicam a mudança de comportamento do consumidor brasileiro, que já vê nessa opção o melhor custo-benefício, por serem até 30% mais baratas e representarem um impacto menor no meio ambiente. Para encontrar a máquina mais próxima, os consumidores podem acessar o site www.miniretornaveis.com.br. “Temos investido cada vez mais nesse modelo de embalagem, pois além de serem mais sustentáveis, trazem vantagens para o consumidor. É uma relação em que todos saem ganhando”, afirma Filipe Barolo, gerente de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.
A sustentabilidade empresarial é um pilar central do negócio da Ambev. Nos últimos cinco anos, a cervejaria destinou mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados a esse fim em sua operação. O montante contribuiu para a superação de seis das sete metas ambientais anunciadas em 2013 para serem atingidas em 2017. Agora, a cervejaria anunciou mais um passo importante nesse trabalho, com novos compromissos, que têm previsão de atingimento até 2025. As metas, definidas pela AB InBev globalmente, são divididas em quatro pilares, sendo que um deles se refere especificamente às embalagens retornáveis:
-
Embalagem Circular: 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.
-
Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da sua cadeia de valor.
-
Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.
-
Agricultura Inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.