A companhia, que ajuda mais de 200 ONGs com mentoria voluntária em gestão de recursos e processos, lança uma campanha para que as pessoas ajudem na solução dos problemas sociais
Transformar a indignação em ação. Ir além de reclamar nas redes sociais e partir para uma ação concreta que ajude a construir um legado positivo para a sociedade. A nova campanha institucional da Cervejaria Ambev criada pela CP+B Brasil reconhece o poder transformador das ONGs e convoca as pessoas a agirem. A companhia lançou há dois anos o Programa VOA, que ajuda as organizações a aumentarem o seu impacto positivo em diferentes comunidades a partir da mentoria em gestão que executivos e executivas da companhia fazem para ONGs de todo o Brasil. Em Santa Catarina, quatro instituições recebem o apoio: Instituto Core de Música, Instituto Escola de Teatro Bolshoi e o Omunga, todas em Joinville, além da Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas, de Criciúma.
Ainda que no Brasil 7,2 milhões de pessoas tenham feito algum tipo de trabalho voluntário no ano passado, a Ambev entende que isso pode ser muito maior e transformacional. A cultura de voluntariado é capaz de proporcionar trocas e experiências para os dois lados – ONGs e voluntários. Que o digam as mais de 5 milhões de pessoas beneficiadas direta e indiretamente pelas ONGs do VOA em 2018 e os quase 300 voluntários da cervejaria que, hoje, podem viver o dia-a-dia de trabalho com tantos aprendizados oferecidos pelas organizações.
“Aqui na Cervejaria Ambev, a gente enxerga o poder de transformação das ONGs. Por isso, mais do que compartilhar nossos conhecimentos em gestão, estamos também buscando novos voluntários em todo o Brasil para apoiarem as organizações e defenderem as causas com que se identifiquem. Assim, todo mundo vai ser parte da mudança que quer ver. Da nossa inquietude nasceu o VOA e queremos que outros indignados também passem a agir em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social da Cervejaria Ambev.
Aqueles que quiserem se juntar à Ambev no voluntariado em ONGs por todo o Brasil, devem acessar o site para encontrar uma vaga e se aplicar. A partir daí, é só usar a indignação para ajudar a construir um mundo melhor.
A campanha quer chamar a atenção do público para a realidade vivida por todos e convidar a sociedade a agir por um mundo melhor. Na terça-feira (8), no “Donos da Bola” da emissora Bandeirantes, o Craque Neto abandonou o programa ao vivo e deixou de participar do terceiro bloco, causando surpresa em colegas de estúdio e telespectadores. Neto falou ao vivo que estava indignado com o que anda presenciado no mundo e que não aguentava mais ver a falta de oportunidades na sociedade, o apresentador saiu de cena sem mais explicações. Mas, hoje, de volta ao estúdio, contou para o público o real motivo do sumiço: pegou sua indignação e transformou em ação. Foi conhecer um projeto do Programa VOA”.
Para conhecer a campanha na íntegra e saber mais sobre as ONGs do programa, basta acessar o link. O filme da campanha será veiculado em TV aberta e nas mídias sociais do programa, além de contar com o apoio de alguns influenciadores digitais para ampliarem o alcance da ação.
FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA
Título: Comentários
Duração: – 60”, 30”, 15”
Agência: CP+B – Crispin Porter & Bogusky Brasil
Cliente: Ambev | Produto: VOA
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de Criação: Marcelo Rizério e Rodrigo Visconti
Criação: Caio Scaranari, Renan Valadares e Renato Simon
RTVC: Ana Casagrande, Fabíola Camilo, Gisele Campos
Planejamento: Rafael Lavor, Luana Azeredo, Mariana Fortti, Diego Santos e Matheus Teixeira
Atendimento: Renata Wirthmann, Guilherme Grigol, Ricardo Almeida, Amanda Medeiros, Isabella Garcia, Gabriela Barbosa e Daniel Salgado.
Mídia: André Massuda, Norberto Ioavasso, Pedro Paiva e Rafael Campregher
Produtora de Imagem: O2 Filmes
Direção: Antonio Torriani
Direção de fotografia: Eduardo Dall’Oglio, Ariel Schvartzman
Assistente de direção: Lívia Duclerc, Alexandre Casagrande
Produção Executiva: Rafael Fortes, Gustavo Nogueira
Atendimento: Rejane Bicca, Monica Andrade, Raquel Rocha
Montagem: Antonio Torriani, Danilo Arena, Fabio Canale
Pós-Produção: O2 Filmes
Correção de cor: O2 Filmes
Produtora de som: Cabaret
Produção musical: Cyro Neto
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem e Finalizacão: Gab Scatolin
Atendimento: Ingrid Lopes, Flavia Caparelli
Coordenação: Verusca Garcia, Junior Freitas
Locutor: Paulo Vasilesco
Aprovação cliente: Alexandre Costa e Mariana Taborda.
Sobre o VOA
O VOA é o programa criado pela Cervejaria Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a companhia capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários. Todas as aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da cervejaria que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores. Em 2018, primeiro ano do programa, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa e somam-se mais de 270 voluntários participando do programa.
Sobre a Cervejaria Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.