Alunos de diversos projetos do curso de moda estão produzindo peças com inspirações diferenciadas que serão apresentadas no maior evento de criatividade do sul do País
Os alunos do curso de Moda da Unisul participam pela primeira vez da Semana Balaclava, maior evento de criatividade do sul do país, onde irão apresentar suas produções em um desfile que será realizado no dia 11 de novembro, às 21 horas, na ACATE. A entrada é franca e aberta ao público. E, para deixar a noite ainda mais emocionante, além do desfile, o grupo de dança Fabiano Narciso fará uma apresentação que promete surpreender o público.
Alunos de diversas etapas do curso estão produzindo peças com inspirações diferenciadas. O universo dos estilistas clássicos – Givenchy e Paul Poiret e os irreverentes Vivienne Westwood, Jean Paul Gaultier e Thierry Mugler – será explorado pelos alunos do Projeto Conceitual. A turma de Produto Autoral apostou nas sensações táteis, texturas e estruturas em corte a laser e estudou a superfície do tecido failete em monocromias tonais. Os alunos de Projeto de Acessórios aprofundaram suas pesquisas nas macrotendências, criando objetos que utilizam desde os materiais rústicos até os plásticos.
As peças criadas pela turma de Projeto de Coleção foram inspiradas nas artes gráficas e apostaram nas criações das linhas, cores e leituras de impressões que marcaram o tempo e a história em diferentes contextos históricos e sociais. A coordenadora do curso de Moda da Unisul, Adriana Canto, acredita que a parceria do curso com a Semana Balaclava é de extrema importância principalmente pela aproximação com um público que entende e gosta de moda e criatividade. “Eu vejo essa parceria como uma oportunidade de conexão entre os acadêmicos e o mercado. Muitas vezes os estudantes podem ser bons na pesquisa, mas ainda precisam desenvolver habilidades de divulgar suas produções e essa interação pode colaborar bastante”, ressalta.
O desfile integra a parceria da Unisul com a Balaclava Studio, estúdio de Floripa com foco em design para moda, cultura e música. A ideia é apresentar conteúdos de forma didática, porém na linguagem da moçada que está na universidade e entrando no mercado de trabalho. Para apresentar uma prévia desse mercado de trabalho e trocar uma ideia sobre representatividade e inclusão no que diz respeito às tendências, um dos papos retos que a Semana promove é o Moda e Representatividade. O bate-papo, mediado por Evandro Fióti (Laboratório Fantasma), irá reunir no domingo (12), na ACATE, às 16h, Rico Dalasam, Tasha e Tracie Okereke (Expensive $hit), Victor Apolinário (CEMFREIO), Flávia Durante (Feira POP Plus) e Lui Iarocheski. A universidade vai receber também todos os workshops que estão na programação do evento.
Semana Balaclava
Produzido pelo Balaclava Studio, a Semana Balaclava reúne nomes como o tatuador Lucas Milk, João Gordo, Eliane Dias (empresária dos Racionais Mc’s), Evandro Fióti (Laboratório Fantasma), o rapper Rico Dalasam, as gêmeas Tasha e Tracie Okereke (Expensive $hit) e muitos outros estarão juntos e misturados na 4ª edição da Semana para trocar ideias com o público sobre processos criativos, representatividade na moda, protagonismo feminino, cultura de rua, design, música, skate, tattoo e muito mais. O evento também vai promover festas, feira gráfica e workshops sobre branding, produção de vídeo, design de produto, ilustração para moda, serigrafia e outros temas relacionados a design, economia criativa e produção de conteúdo. Programação completa em www.semanabalaclava.com.br
Serviço
O quê: 4ª edição da Semana Balaclava
Quando: 6 a 12 de novembro
Onde: ACATE (SC-401, Km 04, S/N, Saco Grande) e Unisul (Rua Antonio Dib
Musse, 336, Centro).
Quanto: workshops (R$ 180), painéis Papo Reto (R$ 20 meia, R$ 40 inteira) e combos para todos os eventos de cada dia do finde (R$ 50 meia, R$ 100 inteira). Girlz Talk e Feira Gráfica Balaclava, entrada free. Para ver os valores das festas, basta acessar o site do evento.
Programação completa dos sete dias em www.semanabalaclava.com.br