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Comunicação Interna – Informar ou comunicar?

Segundo o dicionário formal:

Informar:

Dar informações a ou a respeito de.

Avisar.

Dar parecer sobre.

Dar forma a.

Comunicar:

Pôr em comunicação.

Participar, fazer saber.

Transmitir.

Estar em comunicação.

Apesar da grande proximidade semântica entre os termos “comunicar” e “informar”, há uma grande diferença entre os dois. Mesmo tendo isso muito claro no dicionário, muitas empresas ainda desconhecem e não percebem o impacto das informações na vida dos colaboradores. Geralmente, ações de divulgação mal planejadas e inadequadas não garantem mudanças de atitude, nem de conhecimento correto da cultura de uma empresa.

Em determinadas situações, outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor da Comunicação Interna numa organização. Mais importante que informar, é comunicar.

Por que a Comunicação Interna é tão importante numa organização?

Os colaboradores são os principais parceiros da empresa, ou pelo menos, devem ser. Quanto mais bem informados, mais envolvidos com aquela empresa, sua cultura, visão e missão. A Comunicação Interna amplia a visão do colaborador e ele – sabendo o que seu trabalho representa, qual a importância das tarefas que realiza, do que produz e de sua fundamental participação nas ações e decisões da empresa – o desempenhará com mais eficiência.

Com o mercado em concorrência ascendente, não há dúvidas quanto à importância de uma comunicação interna eficaz nas empresas. Sabemos que os colaboradores são os melhores porta-vozes e a vitrine mais atrativa da instituição sendo eles os maiores propagandistas da organização em que trabalham. Segundo o professor Bueno “funcionários descontentes e mal informados geram prejuízos imensos às organizações porque podem expressar, com mais autenticidade do que outros públicos, os valores negativos da cultura organizacional. A imagem e a reputação se formam assim, a partir de pequenas vivências e convivências e os públicos internos têm papel fundamental neste processo. A Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios”, conclui.

Toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Quando se fala em público, pensar apenas nos consumidores fora da empresa é um erro. A Comunicação deve ser direcionada para todos os públicos envolvidos com a empresa, de clientes a fornecedores, tendo seu essencial início no envolvimento dos colaboradores, peças fundamentais no sucesso de uma gestão mais participativa e efetiva de posicionamento da marca no mercado. Segundo Gustavo Matos, a falta da cultura do diálogo, da abertura a conversação e troca de ideias é, sem dúvida alguma, o grande problema no funcionamento de organizações e países.

Por isso, canais como informativos, jornais, boletins, murais, intranet e eventos internos, devem ser disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver. É potencializar a força humana da empresa.

Rejane Bernardes – Diretora de Conteúdo

Fontes:  Abracom – Content MKT – Notícias Universia

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