set 18, 2015 | Clientes | 0 Comentários

Ambev leva às ruas funcionários de Santa Catarina para promover consumo responsável

Vendedores e supervisores de venda visitarão estabelecimentos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, São José e Palhoça

Dia de Responsa chega a sua sexta edição e acontece em 25 países

Florianópolis, setembro de 2015 – Nesta sexta-feira, 18/09, a Ambev comemora o Dia de Responsa. Pelo sexto ano consecutivo, a companhia mobiliza todos os seus funcionários para celebrar o compromisso da cervejaria com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Em Santa Catarina, cerca de 100 funcionários sairão às ruas para levar as mensagens de consumo consciente a garçons e donos de bares e restaurantes de Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, São José e Palhoça. O objetivo é conscientizar sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

O time de vendedores irá pregar cartazes com mensagens alusivas ao consumo responsável e conversar sobre como lidar com situações do dia a dia para evitar o uso indevido de bebidas alcoólicas. Em Florianópolis, os funcionários visitarão estabelecimentos do Centro e os bairros Trindade, Itacurubi, Lagoa da Conceição, Canavieiras, enquanto em Balneário, os donos e garçons dos bares dos bairros Centro, Estados, Nações, Barra e Barra Sul receberão as mensagens de consumo responsável. Em Blumenau, a ação impactará bares do Centro e dos bairros Velha, Fortaleza, Progresso e Garcia. Já em São José, Campinas e Kobrasol serão visitados diversos estabelecimentos e, em Palhoça, os funcionários da Ambev vão conversar com vendedores do Centro e dos bairros Ponte de Imaruim e Madri.

Até o fim do ano, a Ambev somará 350 mil pessoas treinadas em consumo responsável – marca que mostra o investimento e esforço da companhia em promover a conscientização em torno do tema. Criado pela companhia  em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso aborda, de forma dinâmica, a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado. Além de tratar sobre a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e dos perigos do consumo excessivo.

Em diversas cidades do Brasil, a diretoria da companhia também participa da ação. Em rota na capital paulista, por exemplo, Bernardo Paiva, presidente da Ambev, levará mensagens de conscientização para bares da região. “Nosso maior objetivo é construir uma cultura de consumo responsável de bebidas alcoólicas no país e para isso precisamos da ajuda de toda a sociedade. Não nos interessa o lucro do consumo indevido de nossos produtos, mas apenas do uso moderado e saudável”, afirma Paiva.

 

A Ambev e o consumo responsável

A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia acompanha as discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.

As ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa, a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa!, Supermercado de Responsa e Papo em Família.

O Na Responsa! começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.

Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site: www.ambev.com.br/papoemfamilia.

Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais: www.twitter.com/ambevbrasil www.linkedin.com/company/ambev.

RELACIONADAS

NOTÍCIAS