Karsten anuncia ampliação de loja na contagem regressiva para os seus 140 anos de história

Nova proposta leva visitantes às raízes da tradição alemã por meio de experiências sensoriais

Nos preparativos para celebrar os 140 anos da Karsten, a empresa têxtil anunciou a expansão de sua loja, em Blumenau, para atender ainda melhor os clientes e fãs da marca de cama, mesa, banho e decoração. O espaço, anexo ao parque fabril, está em transformação e traz uma proposta sensorial para todos os públicos, proporcionando vivências que resgatam sua história e seu DNA. Além da ampliação do espaço, quem passar pelo local poderá conferir algumas atrações que resgatam as tradições germânicas, raízes da sexta empresa mais longeva do país. A entrega da primeira parte da expansão ocorreu no último mês de junho, com a presença dos diretores, gestores e trabalhadores da companhia, em um evento especial que contou com a apresentação de uma banda de música tradicional alemã.

O ponto de venda, que anteriormente possuía 400m² de área, conta agora com 1000m²  – são produtos e elementos feitos para despertar as sensações dos visitantes, onde algumas das novidades já estão disponíveis para o público. É possível ver a força de um tear, operado manualmente, produzindo toalhas Lumina com tecnologia exclusiva Unika, carro-chefe da linha banho há mais de 10 anos;  a arquitetura colonial na parede enxaimel, um dos principais elementos da cultura alemã, elaborada nos modelos mais antigos de montagem das peças de madeira; a reprodução de uma roda d’água de 1895, que foi utilizada na geração de energia para a fábrica no início de sua operação, estendendo-se por um deck com vista para a empresa, além de um café com comidas típicas alemãs.

Especialmente sobre a roda d’água, que extraía sua força motriz das águas do Rio do Testo no final dos anos 1890, para atender as necessidades de produção da família Karsten, teve sua reprodução elaborada por um funcionário da própria empresa com o intuito de levar a todos uma parte da história industrial e como esse elemento fez parte da evolução e da transformação da marca.

Segundo Márcio Bertoldi, diretor de Varejo da Karsten, o objetivo é fazer da companhia uma nova atração para roteiro de visitantes que desejam conhecer a rota dos imigrantes do Vale do Itajaí, pelas experiências e pela história de uma empresa com 140 anos de tradição, além de gerar empregos e movimentar a comunidade local. “Queremos levar para as pessoas mais do que um produto, pois a ideia da ampliação dessa loja é fazer com que nossos clientes, trabalhadores e parceiros vivenciem a marca, saibam de onde viemos e como chegamos até aqui. A loja, agora, tem alma, não vende só produtos, ela proporciona sentimento e sensações verdadeiras”, conclui Márcio. 

A história da Karsten começou em 1882, com teares trazidos da Alemanha, em um pequeno espaço fabril em Blumenau, que tinha o nome de Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich. A força da empresa têxtil vem desde o século XIX, onde uma roda d’água utilizava as águas do Rio do Testo para acionar as máquinas de fiação e teares. Hoje, é considerada uma das marcas mais conceituadas do setor nacional e internacional. Proporcionando tecnologias capazes de elevar o sentimento de aconchego, por meio do sentir e experienciar do toque, a Karsten segue apostando em oferecer sempre mais qualidade nos seus produtos, pois acredita que conforto casa com inteligência e reforça seu histórico de foco na inovação.

RELACIONADAS

NOTÍCIAS