Primeiro campeonato de Taekwondo com mulheres que lutam contra o câncer

Uma atividade em especial tem mexido muito com a vida de 10 mulheres que estão em processo de tratamento ou acompanhamento do câncer. Desde março, uma parceria entre o Instituto Bem Viver, que auxilia crianças, jovens e adultos carentes com câncer, e a academia América Atta tem proporcionado gratuitamente aulas de Taekwondo, arte marcial coreana que alia defesa pessoal a técnicas de biomecânica e velocidade, para os pacientes.

Ministradas pelo mestre Manoel Cezar Parode, as aulas têm elevado consideravelmente a autoestima e autonomia das participantes. “Essa modalidade tem proporcionado um benefício geral na vida dessas mulheres. Isso vai além do físico, está influenciando diretamente o lado emocional delas. É um movimento para a vida, estamos vendo o resgate da autoestima, conquistas, autonomia e principalmente o sorriso no olhar”, conta Adriana  Zawadsky, educadora física. As aulas fazem parte do projeto Mulheres Em Movimento, que tem como principal objetivo criar atividades que proporcionem o bem-estar às pacientes.

O resultado desta parceria pode ser conferido de perto no dia 24 de setembro, às 13h, no Ginásio de Campinas, quando as mulheres terão a oportunidade de participar do seu primeiro campeonato. Porém nem tudo é perfeito. Para participar dos treinos no Instituto e dos campeonatos de Taekwondo elas precisam de tênis (muitas praticam as atividades de sapatilhas) e também de Kimonos. Toda a renda recebida pelo Instituto Bem Viver é revertida para os pacientes, mas no momento eles encontram-se sem dinheiro para essas despesas e contam com a ajuda de doações.

 

Parceria que deu certo

A parceria entre o Instituto Bem Viver e a academia América Atta têm trazido um ótimo resultado para a vida dessas 10 mulheres. Sempre às quintas-feiras elas se reúnem no Instituto para uma tarde diferenciada. Primeiro é feito uma sessão de alongamento, depois é definida a atividade específica que varia entre treinamento funcional, caminhada, bicicleta ou hidroginástica, tudo sob a supervisão da educadora física Adriana Zawadsky.

Além destas atividades, o Instituto proporciona momentos de convivência, socialização e descontração por meio de atividades semanais de entretenimento e encontros comemorativos em datas especiais e ajuda com as necessidades básicas das pessoas cadastradas através de benefícios que garantem mais dignidade durante o tratamento oncológico.

Para continuar dando sequência em todo trabalho que é realizado diariamente, o instituto conta com doações e ajuda da comunidade, pois as pessoas cadastradas são atendidas na medida em que os recursos vão sendo arrecadados. As doações podem ser feitas de diversas maneiras: através do telemarketing da entidade, depósitos em conta corrente, campanhas de arrecadação e eventos beneficentes. Qualquer pessoa pode ajudar, tanto com dinheiro quanto com alimentos, roupas ou até como voluntário, basta fazer uma visita ou entrar em contato pelo telefone (48) 3035-5124. O atendimento no Instituto Bem Viver é feito de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

 

Serviço

O quê: Instituto Bem Viver

Endereço:Rua Sete de Setembro, nº 52, Kobrasol, São José – SC

Horário de Funcionamento: 9h às 12h e das 13h às 18h

Mais Informações: http://www.institutobemviver.org.br/

RELACIONADAS

NOTÍCIAS