abr 13, 2016 | Sem categoria | 0 Comentários

Região Norte é destaque no último caderno do Viver SC

Nesta quinta-feira (14) será publicado o quinto e último caderno do Viver SC da temporada 2015-2016, projeto idealizado pelo Diário Catarinense que acompanhou durante 30 dias personagens que contaram histórias de locais intrínsecos do estado. A aventura teve início no Oeste, passando pelo Sul, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e agora apresenta a região Norte.

 

Dois anfitriões ficaram com a missão de mostrar o forte lado cultural de algumas cidades da ponta de cima do mapa de Santa Catarina. A atriz Angela Finardi, recepcionou a equipe do Viver SC em Joinville, maior cidade e polo industrial catarinense, e também apresentou alguns dos encantos de São Francisco do Sul. Em Jaraguá do Sul, o escritor e professor aventureiro, Charles Zimmermann, guiou a dupla de repórteres a alguns lugares da cidade e de Corupá que ajudam a explicar por que mesmo após rodar por 80 países sempre retorna a sua cidade de origem.

 

O artigo sobre a colonização do Norte, que mantém a forte tradição alemã predominante na maioria dos municípios, é assinado pela professora e coordenadora do mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille, Ilanil Coelho. Na Galeria SC, destaque para a arte produzida pelo artista joinvilense Amandos Sell, que costuma levar características da colonização alemã de sua região para suas obras, onde ele busca valorizar o homem do campo.As curiosidades encontradas nessa região serão compartilham com os leitores através do Almanaque de Viagem, a maioria é de dar água na boca, já que alguns moradores herdaram o talento para a gastronomia, além de receitas típicas de seus ancestrais alemães.

Na seção Pequenos Bons Exemplos, a equipe do Viver SC mostra o trabalho de duas mulheres que fazem a diferença nas suas cidades. Em Joinville, a enfermeira Sonia Cabral, 55 anos, realiza os desejos das crianças internadas no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, por meio do projeto Gênios, inspirado numa ação vista no filme juvenil “A Culpa é das Estrelas”. Já em Jaraguá do Sul, a dona de casa Angela Suzana Wenningkamp, 63 anos, preside a ONG Casa do Caminho onde junto com outras mulheres, confecciona enxovais de bebê que são doados a mães sem condições financeiras de arcar com os custos.

 

O Viver SC é uma realização do Diário Catarinense, com patrocínio do SINEPE/SC e SEBRAE/SC e com apoio da UNICRED, CIIPO E ARTERIS. O projeto conta também com ações especiais como o Selo Viver SC, que destaca as notícias positivas sobre o estado, o Painel Viver SC (painéis pintados em locais públicos que são revitalizados para uso da comunidade) e o Troféu Viver SC (premiação para catarinenses que elevam o nome do estado pelo Brasil e até fora dele).

Troféu Viver SC

 

Desde o dia 19 de março o público está ajudando a escolher qual o projeto divulgado na seção Pequenos Bons Exemplos, do Viver SC, merece ser homenageado na cerimônia de encerramento da terceira edição do projeto, que será realizada em Florianópolis, no dia 12 de maio, no TAC. No total, foram mostrados 10 trabalhos que servem de exemplo nas suas regiões. A votação segue até 17 abril, no site do Diário Catarinense e pode ser acessada pelo link leiadc.sc/votacaoviversc

Hashtag

Os leitores são os olhos do Viver SC. Eles poderão marcar suas publicações nas redes sociais com hashtag #ViverSC registrando suas histórias, viagens e paisagens do Estado, que poderão ser publicadas na versão impressa e online da revista.

Mapa colaborativo

Outra forma de integração com o leitor é o mapa colaborativo disponível na seção do Viver SC do site do Diário Catarinense (www.diariocatarinense.com.br/viver-sc). O visitante do site deve dizer em uma frase por que a sua cidade é especial e poderá enviar imagens sobre a sua cidade. A colaboração também pode ser pelo e-mail viversc@diario.com.br ou pelo WhatsApp (48) 9924-0137.

Crédito: Marcos Favero

RELACIONADAS

NOTÍCIAS